
O que é o Tantra Taoísta Chinês?
O que é o Tantra Taoísta Chinês?
Existem algumas culturas tântricas e taoístas específicas que buscam explorar o poder da sexualidade e da energia sexual para desenvolver um estado espiritual proeminente de consciência e alcançar a imortalidade. Acredita-se que essas práticas, conhecidas como Tantra Taoísta, foram inventadas na Índia e na China e transmitidas por textos antigos.
Mais tarde, descobriu-se que elas se estendiam ao Tibete e a outras partes da Ásia. Tanto o taoísmo quanto o tantrismo são abordagens experimentais da vida que aproveitam a força vital e exploram o potencial transformador da energia sexual. Eles compartilham ideologias microcósmicas e macrocósmicas comparáveis do corpo humano como um espelho interno da Natureza externa.
Essa cosmologia experiencial de ideologias focadas no corpo humano produziu um amplo espectro de atos sexuais que vão do celibato seguido por um ato consciente e sutil de fazer amor corporal até a relação sexual física ritualizada.
Tanto a cultura taoísta quanto a tântrica levantam a hipótese de um cosmos multidimensional controlado pelo divino e permeado por energias polares que são reconhecidas no taoísmo como forças yin-yang da Terra e do Céu ou Tantra como Shakti das divindades Shiva.
Essas forças identificadas, que abrangem os conceitos de energia sexual e força vital, vêm de uma única unidade mistificada cujo lugar no plano físico segue um padrão quíntuplo de harmonia controlado pelos princípios de cinco fases, também conhecidas como as cinco famílias de divindades. As duas forças, energia sexual e força vital, fornecem mapas alquímicos que geralmente estão ocultos em mandalas internalizadas localizadas no corpo humano; padrões I Ching (Yijing) no taoísmo e yantras no tantra.
Esse conhecimento antigo, encontrado em textos, pode ser totalmente compreendido apenas por iniciados habilidosos.
Mapas corporais sutis permitem que os habilidosos controlem e direcionem o caos óbvio de desejos sexuais e físicos contraditórios, utilizando práticas sexuais e práticas taoístas, para descobrir o caminho para o verdadeiro eu e a autorrealização no centro da criação.
Apesar das comparações fundamentais em sua cosmologia, as técnicas taoístas e tântricas de nutrição sexual em corpos sutis e físicos são fundamentalmente diferentes.
Eles visam cultivar energia sexual e força vital por meio do neotantra e do taoísmo chinês, indo contra os valores sexuais e sociais costumeiros que foram subjugados pelos valores abertamente antifemininos do confucionismo na China e pelo rigoroso sistema de castas da Índia.
Além disso, taoístas e tântricos eram conhecidos por serem os primeiros experimentadores que exploraram a alquimia externa, incluindo o uso de materiais naturais que mudam a mente, para acelerar a evolução espiritual de um indivíduo. Ao aproveitar a energia sexual e a força vital, os praticantes buscam não apenas melhor saúde, mas também crescimento espiritual e autorrealização. Além dos valores físicos e sexuais derivados inerentes a ambas as ideologias, o lugar da verdadeira autorrealização não pode ser subestimado nas culturas taoísta e tântrica.
Tantra taoísta chinês hoje
As práticas do Tantra taoísta e do Neo Tantra continuam a intrigar e inspirar indivíduos no caminho da autodescoberta e da iluminação espiritual, permitindo que explorem o profundo potencial da energia sexual e da força vital.